• circularambiental

Vamos falar sobre Educação Ambiental?



A educação ambiental é um conjunto de ações essencial para a sociedade, capaz de transformar o mundo por meio do conhecimento. Trata-se de um processo que estimula a conexão entre as pessoas e a natureza, definindo formas de agir e intervir no meio ambiente, praticando a sustentabilidade.


Nesse tema, o mais importante é o desenvolvimento do conhecimento de forma holística, abordando aspectos econômicos, sociais, políticos, culturais, ecológicos e éticos. Só assim é possível entender a complexidade das ações antrópicas e os impactos que causamos no meio ambiente, para então adotar práticas mais adequadas para a preservação e conservação dos recursos naturais.


Você consegue imaginar a importância da educação ambiental na vida das pessoas? Acredita que a educação ambiental deve ser aplicada apenas a crianças? Não sabe quais são os objetivos da educação ambiental? Vamos falar um pouco mais sobre isso a seguir.


Objetivos da educação ambiental


A educação ambiental tem como principal objetivo trazer a compreensão sobre conceitos relacionados à preservação e conservação ambiental e à sustentabilidade. Tudo isso para que se possa estabelecer uma sociedade mais equilibrada, em termos sociais e ecológicos.


Assim, são estabelecidos propósitos como:

  • Conscientização ambiental de forma holística;

  • Desenvolvimento do conhecimento sobre qualidade ambiental e impactos das ações antrópicas;

  • Incentivo às propostas para soluções de problemas ambientais;

  • Definição de estruturas institucionais para o cumprimento do arcabouço legal da área ambiental;

  • Formação de cidadãos conscientes, críticos e comprometidos com o futuro do planeta;

  • Motivação para ações de melhoria da qualidade ambiental dentro do contexto existente.


A importância da Educação Ambiental



A educação ambiental não é restrita apenas às crianças, deve estar presente ao longo de toda a vida dos indivíduos, possuir uma perspectiva abrangente, incorporando todas áreas do conhecimento e respeitando o contexto do local.


Podemos considerá-la o primeiro passo para o aumento das práticas sustentáveis e a redução de impactos ambientais. Isso porque, ela é de suma importância para estabelecer a clareza de que os bens naturais são recursos de valor social e ambiental, e são indispensáveis à vida.


Sendo assim, a importância da EA vem da capacidade de promover a mudança de comportamentos e de estimular o desenvolvimento sustentável.


Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

© 2020 por Circular Engenharia e Consultoria Ambiental